quarta-feira, 21 de abril de 2010

EFICÁCIA DO ULTRA-SOM TERAPÊUTICO EM UMA PACIENTE DE 24 ANOS, PORTADORA DE TENDINITE DE PUNHO: UM ESTUDO DE CASO.

Esta pesquisa teve como objetivo testar a eficácia do ultra-som terapêutico para a tendinite de punho, esta que é uma doença ocupacional resultante da inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento (LER - Lesão por Esforço Repetitivo), provocando dores muito fortes podendo resultar em incapacidade física. Os sintomas de aviso incluem sensação de dormência nos dedos, mãos frias e dificuldade de realizar tarefas simples como apertar um botão.
Para o presente estudo foi utilizado o ultra-som terapêutico, aparelho comumente utilizado pelos fisioterapeutas para o tratamento de distúrbios do sistema músculo-esquelético, por ser uma modalidade de penetração profunda.
Para realização da pesquisa foi de extrema importância a colaboração da paciente D.C.S.O., sexo feminino, 24 anos, residente na cidade de Itabuna-Ba, esta, até o momento não havia realizado nenhum tipo de tratamento específico para a patologia em questão, além do levantamento bibliográfico através de livros e artigos.
O tratamento foi realizado com sessões diárias de 04 minutos durante 05 dias, com auxílio do questionário de BOSTON que foi respondido pela paciente no momento da avaliação inicial.
Após o tratamento citado anteriormente, a paciente D.C.S.O. relatou que houve alívio da dor no local, este foi um dos sintomas citados que mais incomodava a paciente, além de outros objetivos adquiridos.

Nenhum comentário: